Quem não gosta de um bom brigadeiro? Esse docinho, tipicamente brasileiro, é presença obrigatória em toda festa que se preze e precisa ser feito com carinho. A doceira Juliana Motter, que comanda o ateliê Maria Brigadeiro, em São Paulo, e é autora do “Livro do Brigadeiro”, da Panda Books, dá dicas que vão te ajudar a fazer um brigadeiro perfeito e arrancar elogios de seus convidados.
Utilize raspas de chocolate em vez do granulado
Dicas para um bom brigadeiro
- Escolha bons ingredientes. “Experimente o chocolate em pó e os demais ingredientes separadamente. Quanto mais saborosos eles forem, melhor será o sabor final do brigadeiro”, explica Juliana.
- Segundo a doceira, preparar o doce em uma panela de fundo grosso evita que o brigadeiro queime, pois o calor é distribuído mais uniformemente.
- Mantenha a chama na temperatura mínima.
- Mexa o brigadeiro sem parar. Isso evita que se formem aqueles aquelas “bolinhas” que prejudicam a textura.
- Quer deixar seu brigadeiro ainda mais gostoso? Adicione ingredientes novos à receita, como castanhas, licores ou pedaços de frutas.
- Não use granulado artificial. “Ele estraga o sabor do brigadeiro, por melhor que seja a massa. Substitua por lascas de chocolate puro”, ensina Juliana.
- Se sobrar brigadeiro da festa, congele. O ideal é colocar em um tabuleiro, sem a forminha, e cobrir com bastante filme plástico. Retire do congelador uma hora antes de servir e espere descongelar completamente antes de colocar os doces nas forminhas de papel.
O brigadeiro grudou na panela?
Não precisa jogar fora. Sirva como balas de brigadeiro.
O brigadeiro empelotou?
Retire do fogo e bata vigorosamente com um fouet (batedor de arame) até a massa voltar ao normal. Depois, leve novamente ao fogo.
Grudou na panela? Sirva como balas de brigadeiro
Fonte: M de Mulher
INSTITUCIONAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário